Saiba Mais Sobre Causas da Dor no Joelho
A dor no joelho pode ser causada por dezenas de doenças. Desde as alterações congênitas, ou seja, aquelas que ocorrem quando o paciente já nasce com o problema, por exemplo, o menisco discoide.
A causa da dor no joelho também pode acontecer por lesões em consequência de traumas por acidentes domésticos, acidentes de trânsito ou traumas no esporte, como por exemplo as lesões dos ligamentos cruzados e meniscos.
Outro motivo para dor no joelho são as lesões que podem ocorrer em função do envelhecimento das pessoas, como por exemplo as artroses e lesões de cartilagem.
Quais são os tipos de dor no joelho?
A dor é sem dúvida o principal e mais comum sintoma no consultório de qualquer ortopedista. Existem diversos tipos de dor com características específicas que podem nos ajudar a entender a causa.
Quando o paciente relata sensação de joelho travado ou rigidez ao dobrar, pode ser que tenha processo inflamatório com derrame articular a famosa “água no joelho”. Mas essa dor também pode ser devido a limitação de movimentos por presença de lesão de menisco ou corpos livres.
A dor no joelho pode ser ainda em decorrência de processo degenerativo de longa data como acontece nas artroses e osteoartrites. Quando o paciente relata dor no frio, pode ser um processo inflamatório, por várias causas, ou, pode ser também uma dor neuropática ou neurológica. Já a dor atrás do joelho geralmente é devido a derrame articular com formação de cisto de Baker ou, pode ser também por uma tendinite.
Sintomas e tratamentos
Somente o “tipo”de dor no joelho nunca é suficiente para fazer o diagnóstico correto. Precisamos também saber outras características da dor tais como:
Além disso, precisamos entender outros sintomas que podem estar presentes como o inchaço, as sensações de instabilidade e insegurança.
Portanto, dependendo da causa da dor, existe um tipo específico de tratamento mais indicado. Somente um especialista experiente poderá fazer o diagnóstico correto.
Saiba como aliviar a dor do joelho
Se você estiver com dor no joelho e não puder procurar um ortopedista, siga essas recomendações:
– Tente permanecer mais em repouso. Evite andar muito, ficar muito em pé , agachar , ajoelhar ou correr. São atividades que causam sobrecarga na articulação e podem piorar o sofrimento.
– Se estiver com dor para pisar use um par de muletas ou uma bengala.
– Coloque gelo durante 20 minutos e proteja a pele com um pano para não haver queimaduras. Pode repetir o gelo após uma hora de intervalo.
– Se você não tiver alergias ou contraindicações use um analgésico simples tal como dipirona ou paracetamol até que possa procurar uma atendimento médico com ortopedista.
Leave a Reply