Como cuidar de uma lesão no ombro?
O primeiro passo para cuidar de uma lesão no ombro é descobrir a sua causa, ou seja, fazer um diagnóstico correto do motivo da lesão.
Na dor do ombro durante a musculação, o tratamento muitas vezes é uma readequação das cargas dos exercícios, associada a introdução de exercícios para a “musculatura interna” do ombro.
Esta é formada basicamente por quatro músculos: supra espinal, infra espinal, redondo menor e subescapular, denominados de manguito rotador.
Já na lesão no deltoide o tratamento pode ser um repouso parcial do músculo, associado a medicações (analgésicos e anti-inflamatórios), fisioterapia e acupuntura. O uso de tipoia deve ser evitado para não ocorrer uma limitação secundária dos movimentos do ombro (capsulite adesiva).
É fundamental uma avaliação clínica com um Médico Ortopedista da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) para um diagnóstico correto e indicação do melhor tratamento.
Quais são as lesões do ombro mais comuns ?
As lesões mais comuns do ombro são:
- por esforço repetitivo;
- por síndrome do impacto;
- lesões traumáticas por quedas, acidentes de trânsito, que podem levar a contusões, fraturas e/ou luxações;
- lesões de ombro no esporte, por exemplo, lesão no ombro na musculação (lesão no supino, que pode levar à dor no ombro ao fazer o supino).
Podem ser necessários exames complementares para fechar o diagnóstico (radiografias, ultrassonografia, ressonância magnética), que devem ser solicitados e interpretados pelo Ortopedista, ajudado pelo laudo do Médico Radiologista.
Como saber se tenho uma lesão no ombro?
Geralmente as lesões no ombro irão se manifestar com dor e/ou alguma dificuldade para realizar as atividades do dia a dia. Por exemplo, a dor para levantar o ombro pode ser um indício de lesão.
Uma queixa comum no consultório atualmente é a dor no ombro de praticantes de crossfit.
O ombro estalando em elevação lateral não significa obrigatoriamente alguma lesão.
Existem vários tipos de lesões no ombro e uma avaliação clínica com um Médico Ortopedista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é fundamental para o diagnóstico correto.
O que fazer com ombro inflamado?
O primeiro passo é fazer uma avaliação do grau de inflamação do ombro e qual a causa da mesma. Em alguns casos, exercícios para lesão no ombro bem orientados e bem executados podem ser suficientes para resolver o problema. O uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios podem auxiliar na resolução da inflamação.
Além disso, a cirurgia pode ser uma alternativa de tratamento nos casos em que a inflamação está mais avançada e, às vezes, até com rupturas e lesões dos tendões. O mais importante é a avaliação clínica com um Médico Ortopedista para obtenção do diagnóstico acertado.
Procure um Médico Ortopedista Titular Sbot no site www.sbot.org.br
Leave a Reply